5 dicas para uma boa gestão de estoque

Você sabia que a organização do seu estoque influencia diretamente na forma como sua empresa consome os suprimentos?

Uma gestão mais organizada de estoque gera um consumo mais inteligente. Confira as 5 dicas para uma boa gestão de estoque que a Blog Indufix separou para te ajudar com isso!

Padronize seu estoque

Estoque sujo, desorganizado e com mercadorias espalhadas é sinal de uma gestão ruim.

Nesse sentido, padronizar a organização pode economizar tempo e eventuais perdas e desperdícios de materiais.

Dessa forma, experimente fazer o uso de inventários, fazer a contagem recorrente dos itens disponíveis e manter tudo em catálogo.

Registre seus suprimentos

Apesar de parecer simples, registrar a entrada e saída de todos os materiais trás benefícios significativos.

Faça o registro por meio de programas especializados ou planilhas. Dessa forma, ao registrar esses dados, você pode: verificar os itens com mais e menos demanda, evitar compras desnecessárias e programar seu consumo.

Crie códigos

Falando de parafusos e outros itens de fixação, tamanhos e acabamentos são muito parecidos. Crie códigos individuais para os itens que sua empresa consome.

Isso torna o processo de estocagem mais rápido, segmentando ainda mais a organização. Evita também a mistura de itens que são idênticos fisicamente.

Separe seus suprimentos no estoque

A princípio, separe seus suprimentos por categorias. Parafusos ficam com parafusos, porcas ficam com porcas e assim sucessivamente.

Um estoque abriga todos os itens de consumo de uma empresa. Sejam eles para uso interno ou não. Isso evita que algum suprimento estrague enquanto está armazenado.

Escolha bem seus fornecedores

Manter a organização dentro é tão importante quanto recebê-la de fora. Opte por fornecedores que te ofereçam soluções.

Embalagens personalizadas, kits e etiquetas podem tornar seu processo de estocagem interno ainda mais eficiente. Seu fluxo de trabalho fica mais rápido, sendo só “receber, registrar e guardar”.

Acesse o site da Indufix e confira o catálogo completo: www.indufix.com.br

Veja mais conteúdos como esse clicando aqui.