Corrosão em parafusos: conheça o teste salt spray

Ensaio de corrosão: teste salt spray

A princípio, o Teste Salt Spray é um ensaio de corrosão utilizado para avaliar o processo de corrosão em determinada peça. Assim, ele é feito em diversos materiais e itens, incluindo parafusos.

Em outras palavras, materiais são submetidos ao teste para definir quanto tempo resistem. Isso com base nessas condições.

Amostras de materiais colocadas em câmaras que produzem atmosferas de teste. Por exemplo, uma atmosfera úmida, uma atmosfera com a presença de sal. Atmosferas simuladas para observar como o material irá se comportar com corrosão em um ambiente como aquele.

Além de materiais, o Teste Salt Spray também realiza o teste de acabamentos superficiais. Ao escolher um parafuso, por exemplo, é importante considerar em quais condições ele será exposto. A resistência contra essas condições é o que o teste pretende determinar.

Um parafuso com acabamento submetido a determinada atmosfera. Assim, simulando seu ambiente de aplicação. A quantidade de horas que aguentar sem corrosão vai determinar resistência.

Existem acabamentos superficiais que apresentam melhor desempenho no Salt Spray quando o assunto é corrosão. É o caso dos Organometálicos. Esses acabamentos, quando submetidos ao teste, apresentou uma grande resistência durante inúmeras horas.

Acesse mais conteúdos como esse clicando aqui.

A Indufix fornece parafusos, porcas e arruelas testados por meio do Salt Spray. Acesse o site e saiba mais: www.indufix.com.br