Inox: como funciona a proteção desse material?

Blog Indufix - fabrica de parafuso inox

O responsável por essa proteção do inox é o cromo!

O aço inox é uma liga metálica composta por ferro e cromo, a princípio. O cromo, presente em todo o material, forma uma película de óxido que protege a superfície contra a corrosão.

Essa película possui algumas características: é invisível/incolor, tem uma espessura extremamente fina e contínua, sendo extremamente aderente ao aço. Além disse, mesmo que sofra com algum arranhão ou deformação, ao entrar em contato com o oxigênio, o cromo repara a película novamente.

Porém, essa não é uma característica exclusiva do cromo. Outros elementos também podem ser adicionados ao inox e elevar sua resistência contra a corrosão.

Por esse motivo, principalmente, é que o inox tem diversas aplicações em setores industriais diferentes. Atualmente, no mercado brasileiro, os mais comuns são o A2 e o A4.

O Inox A2, geralmente, possui entre 8 e 13% de níquel e de 17 a 20% de cromo em sua composição. Ao mesmo tempo, o Inox A4, normalmente, possui cerca de 10 a 14% de níquel, 16 a 18,5% de cromo e ainda contam com 2 a 3% de molibdênio.

A Indufix é referência no fornecimento de parafuso e fixadores de linha no aço inox A2 e no A4, e em itens especiais com outras classes de aço. Para saber mais, acesse o site e confira: www.indufix.com.br

Confira mais conteúdos como esse clicando aqui.