Parafuso Inox: o que você não sabia.

Agora, você vai entender por que ele é tão resistente e até por que leva esse nome. Esse é o seu guia para conhecer o parafuso inox.

Parafuso inox

Por que o parafuso inox é tão resistente?

Primeiramente, Inox é o nome de um grupo de aços que tem 11% de cromo em sua composição. Essa porcentagem de cromo é o mínimo. Assim, a mistura proporciona uma resistência maior à oxidação.

A princípio, o cromo presente na composição do Inox entra em contato com o oxigênio presente no ar. Logo, uma fina camada de óxido se cria na superfície do parafuso. Porém, ela é resistente e duradoura o suficiente. Em outras palavras, ela eleva a resistência contra as intempéries presentes no ambiente.

Dessa forma, a resistência do parafuso inox varia de acordo com a quantidade de cromo. Ou seja, quanto mais cromo misturado ao material, mais resistente ele vai ser.

Sobretudo, o seu diferencial do parafuso inox é que ele se comporta como um “organismo vivo” quando a questão é se proteger. Assim, mesmo quando sofre arranhões, amassados ou qualquer outro tipo de dano, o cromo presente no material refaz sua película protetora de óxido. Afinal, essa característica é própria desse tipo de material, já que faz parte de sua composição química.

Uau! Não é segredo que ele é bom, mas não imaginava que seria tanto assim!

Por outro lado, só o cromo pode ser misturado ao Inox do parafuso?

Inicialmente, elementos também podem ser misturados e elevar a resistência do material à corrosão. Eles podem ser níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio. Além de oferecer outras várias aplicações. Dessa forma, saber o tipo de Inox mais adequado e o tipo de acabamento são pontos importantes para considerar a vida útil do material.

O Parafuso Inox e seu currículo impecável

Primeiramente, o inox é um material com muitos pontos positivos. Tanto em questões de higiene quanto estéticas. Porém, o parafuso inox tem outras características tão boas, como:

– Alta resistência à corrosão;

– Resistência mecânica adequada;

– Facilidade de limpeza;

– Baixa rugosidade superficial;

– Aparência higiênica;

– Material inerte que não deixa cheiro e nem gosto;

– Facilidade de conformação e de união;

– Resistência à altas temperaturas;

– Resistência às variações bruscas de temperatura;

– Acabamentos superficiais e formas variadas;

– Forte apelo visual de modernidade, leveza e prestígio;

– Relação custo-benefício favorável;

– Baixo custo de manutenção;

– Material reciclável;

– Durabilidade;

– Resistência à temperaturas criogênicas. Inferiores a 0º;

Por fim, essas características valem para todos os tipos de inox.

E quais são os tipos de aço inoxidável?

A princípio, a família está dividida em três grupos:

Em primeiro lugar, aços Austeníticos são os aços que são mais maleáveis e apresentam uma ótima aderência a solda. Logo, por se tratar de uma liga não-magnética, esse tipo de inox não pode ser endurecido por tratamento térmico. Assim, esses aços são da série 300 onde o mais comum é o 304. Ele possui 18% de cromo e 8% de níquel.

Em segundo, os aços Ferríticos são aços magnéticos e um pouco menos maleáveis por tratamentos térmicos. Ainda assim, esses aços apresentam uma maior concentração de cromo. Ou seja, tem uma maior resistência à corrosão. Então, sua série é a 400 e o principal deles é o 430. Possui uma composição de 16 a 18% de cromo.

Por fim, os aços Martensíticos são o grupo de aços que também fazem parte da série 400. Por outro lado, a diferença entre os ferríticos e os martensíticos é sua porcentagem de cromo e carbono. O primeiro tipo apresenta uma porcentagem maior de cromo e uma menor de carbono. Já com o segundo tipo, acontece o contrário.

Em conclusão, os martensíticos são aços magnéticos e menos maleáveis por tratamento térmico. Assim, ele também apresenta uma boa resistência contra a corrosão. Porém, o seu diferencial são os graus de dureza e resistência mecânica que podem alcançar. O principal aço deste grupo é o 420.

“Se há mistura de materiais, então existem ligas. Então, para produzir parafuso inox, quais são e onde elas são aplicadas?”

301: estruturas e equipamentos para a indústria aeronáutica, ferroviária e rodoviária, estampagem em geral.

302: equipamentos para a indústria automotiva, aeronáutica, naval hospitalar, odontológica, cirúrgica, farmacêutica, cosmética, têxtil, utensílios domésticos, cutelaria e refrigeração.

304 e 304L: equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, petroquímica, papel, celulose, têxtil, frigorífica, hospitalar, odontológica, farmacêutica, cosmética, química, utensílios domésticos. Além, de também estar presente em instalações criogênicas, destilarias, eletrodomésticos, fotografia, tubos e tanques em geral, estampagem geral e profunda, revestimentos.

310S: equipamentos para indústria química, petroquímica, cimento e siderurgia, especialmente fornos industriais, permutadores de calor, aquecedores e turbinas a gás.

316 e 316L: equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, química e petroquímica, farmacêutica cosmética, têxtil. Assim como, nos setores de papel e celulose, borracha, tintas, alimentícia e de laticínios, refinarias, na fabricação de tubos e vasos de pressão, destilarias de álcool.

321: equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, química e petroquímica, refinarias, aquecedores, vasos de pressão.

409: sistema de exaustão de gases em motores de explosão.

410: indústria de mineração, siderúrgica, cutelaria, instrumentos de medida. Da mesma forma, também presente em peneiras, bombas, válvulas, instrumentos hospitalares, odontológicos e cirúrgicos.

420: indústrias de mineração, siderúrgica, cutelaria, instrumentos de medida. Ainda assim, em instrumentos hospitalares, odontológicos e cirúrgicos.

430: equipamentos para fabricação de ácido nítrico.

Inox 304 e suas características

O parafuso inox produzido em inox 304 apresenta alta resistência à corrosão. Isso acontece graças à sua composição química. Também são identificados como fabricados com o mesmo material os em A2.

Atualmente, o parafuso inox está presente em vários setores. Como os setores automotivo, alimentício e de arquitetura.

Esse tipo de aço inoxidável apresenta ótima resistência às intempéries presentes na atmosfera. Por exemplo, à umidade, ácidos orgânicos ou soluções de sais e substâncias alcalinas. Entretanto, contra maresia e ambiente industrial, o mais indicado é outra liga da mesma série, o Inox 316.

Ao mesmo tempo, o Inox 304 e 304L tem larga aplicação em ambientes corrosivos como em aplicações externas, manufatura têxtil, equipamentos para indústria aeronáutica, ferroviária, naval, petroquímica. Assim como, os de papel, celulose, têxtil, frigorífica, hospitalar, odontológica, farmacêutica, cosmética, química, utensílios domésticos, instalações criogênicas. Ainda mais, nos setores de destilarias, eletrodomésticos, fotografia, tubos e tanques em geral, estampagem geral e profunda, revestimentos, veículos automotores, resfriadores de leite de grande porte e equipamentos de refrigeração, entre outros usos.

Inox 316 e suas características

O parafuso inox produzido em 316 apresenta alta resistência à corrosão graças à sua composição química. Também são identificados como fabricados com o mesmo material dos em A4.

Por conta de sua resistência à corrosão, são aplicados em diversos segmentos da indústria. Como química e petroquímica, farmacêutica cosmética dentre outros.

O inox 316 ou A4 são os chamados aços à prova de ácidos. Eles oferecem ótima resistência em ambientes altamente corrosivos. Por exemplo, em ambientes de maresia e atmosferas industriais.

Os materiais em A4 são mais resistentes à corrosão. Isso acontece por possuírem uma porcentagem maior de cromo em sua composição. A desvantagem é que a maior presença deste elemento torna o material mais propenso a rachaduras. Por esse motivo, é mais comum a aplicação de parafusos inox 304 em linhas automotivas. Além de outros setores.

Acesse outros artigos clicando aqui.

E onde encontrar parafuso inox?

Na Indufix, duas coisas são garantidas: o melhor preço e conhecimento técnico para te ajudar a escolher seu parafuso inox.

Acesse e confira no site www.indufix.com.br