Chumbador: a diferença entre mecânico e químico

Primeiramente, além dos parafusos, existe um outro tipo de fixador muito comum: o chumbador.

Funcionando como ancoragem, tem uso para realizar fixações em concreto. Assim, existem alguns tipos de chumbadores:

Chumbador Mecânico:

O mecânico nada mais é do que um parafuso ou barra roscada que conta com um sistema de expansão mecânico. Esse sistema também é metálico e envolve a rosca do parafuso, por exemplo. A expansão é feita quando o parafuso é rosqueado. Como se fosse uma bucha metálica, o sistema se expande e fixa o parafuso.

Chumbador Químico:

A princípio, existem diferentes tipos de químico. O que eles tem em comum é que, ambos realizam a fixação por meio de substâncias químicas. Assim, a aplicação de chumbadores químicos requer mais cuidado. Existem os que fazem o uso de resinas. Conjunto com uma camisa, aplica-se a substância no furo e insere-se o parafuso.

Por fim, existem os chumbadores por ampola. As ampolas de vidro inseridas no furo e, ao inserir a barra roscada no mesmo furo, elas se quebram. Assim, com as substâncias se misturando, a fixação é instantânea.

Você sabia?

A Indufix é especialista no fornecimento de chumbadores. Tanto mecânicos quanto químicos. Além de parafusos, porcas, arruelas, barras roscadas e acessórios para construção civil. E se no meio de todas as opções você não encontrar o item ideal, não tem problema! Somos especialistas no desenvolvimento e fabricação de itens especiais.

Gostou? Confira mais conteúdos assim clicando aqui.

Acesse o site e confira: www.indufix.com.br