Parafuso auto brocante: como escolher o certo?

Antes de mais nada, nome do parafuso auto brocante faz lembrar de broca. Isso acontece exatamente porque ele desempenha esses dois papéis: o de parafuso e o de broca.

Dessa forma, vamos de ajudar a entender um pouco mais sobre esse fixador e suas aplicações.

Inicialmente, por se tratar de um item que exerce duas funções distintas, a maneira como ele é utilizado afeta tanto seu desempenho como seu design. Dessa forma, dois fatores importantes na hora de escolher seu parafuso auto brocante. Sendo o material a ser perfurado e sua espessura.

Sabendo disso, as principais características a serem consideradas no seu parafusão são:

Canal helicoidal do Parafuso Auto Brocante

O comprimento do canal helicoidal do parafuso determina a espessura do material que pode ser perfurado. Afinal, é esse o caminho que o material faz até sair do furo. Se o material obstrui o canal helicoidal da parte brocante, um superaquecimento acontece e isso enfraquece a ponta brocante.

Comprimento da ponta broca

A ponta brocante do parafuso é uma parte sem rosca. Ou seja, a rosca só começa depois do encontro da ponta com o restante do corpo do parafuso. A ponta tem que ser grande o suficiente. Em outras palavras, isso deve acontecer para fazer a perfuração até que a rosca se acomode no furo. Em casos onde a rosca atinge o material precocemente, pode ocasionar a quebra do parafuso.

Parafuso auto brocante

Existem também os parafusos auto brocantes que possuem pequenas asas. Essas ficam localizadas no final da ponta. Essa estrutura abre um pequeno espaço de folga dentro do furo. Assim, fazendo com que a rosca não se acomode muito cedo. Quando as asas atingem o material, elas se quebram dando espaço para que a rosca entre.

Parafusos auto brocantes são parafusos do tipo não-passante. Ou seja, não precisa de uma porca ou uma contra peça roscada para que haja a fixação.

Para acessar mais conteúdos como esse, clique aqui.

Você encontra na Indufix, um catálogo completo em: www.indufix.com.br