Conheça os tipos de rosca de parafuso. É por meio dela que ele se fixa!

Inicialmente, o parafuso é  composta por uma cabeça e uma haste. Assim, por se tratar de um elemento de fixação, ele também possui uma rosca, sendo ela a responsável por garantir que o parafuso fique preso.

Agora, você vai entender sobre sentido de rosca. Tanto quanto, sobre padrões de medida.

Acompanhe o artigo e confira!

rosca de parafuso

A princípio, a rosca de parafuso é a parte localizada em sua haste. Afinal, é ela quem proporciona a fixação do parafuso diretamente na peça. Pode a rosca ser usada em conjunto com uma porca ou uma contra peça roscada. Assim como, também pode conseguir realizar a fixação sozinha.

Sobretudo, a rosca é composta por uma série de fios ou filetes que se encontram em um ângulo inclinado. De forma que, ela fique envolta da haste.

Eventualmente, a rosca de parafuso é fabricada em dois sentidos de aperto: direita e esquerda. A rosca esquerda é menos comum no mercado.

A princípio, a rosca direita, no sentido horário, é usada para finalidades que requerem aperto. Ao mesmo tempo, a rosca esquerda, com sentido anti-horário, é usada na junção de peças que realizam o movimento de rotação. Ou seja, que tem um movimento giratório contínuo. A rosca esquerda possibilita o movimento da peça sem afetar seu aperto.

Também existem os parafusos com dois ou mais tipos de roscas presentes. Chamada de rosca simples a rosca que só possui um tipo de sentido presente no parafuso. Assim como, é chamada de dupla, tripla e etc, conforme o número de roscas.

A rosca de parafuso simples é a mais usada no mercado. Assim, deixando as outras para finalidades específicas como mecanismos que ofereçam pouca resistência, proporcionando a fixação com um número mínimo de apertos.

Tipos de rosca de parafuso:

As roscas de parafusos também possuem um perfil. Esse perfil é a forma como aquela rosca foi fabricada. Ou seja, o formato de seus filetes. Os mais comuns são:

Rosca V ou Rosca Aguda: usadas em instrumentos de precisão. Por exemplo, em parafusos micrométricos ou microscópicos.

Rosca Redonda: para aplicações especiais. Por exemplo, em lâmpadas.

Rosca Quadrada e Rosca Trapezoidal: aplicadas em locais que exijam transmissão de movimento. Como fresas, morsas e tornos.

Rosca Dentes de serra: utilizadas onde é preciso facilidade de aperto no sentido da rosca e resistência para o outro sentido.

Tipos de padrão de medida:

Apesar de ter os mais variados tamanhos e padrões, a rosca de parafuso é medida com unidades específicas. O Brasil é um país que utiliza diferentes tipos de unidades de medida.

Existem três sistemas de medição. O métrico, o inglês e o americano. Atualmente, cada um deles é aceito. Porém, tem suas próprias especificações:

Métrico: também conhecido como internacional (ISO). Ele determina o tamanho de uma rosca por meio de milímetros.

Inglês: é um sistema comumente usado na Inglaterra. Assim, as roscas são medidas por meio de polegadas.

Americano: padrão americano também faz a medição de roscas por polegadas.

As roscas são fabricadas em dois tipos: normal e fina. Isso acontece nos três tipos de padrão de medição. Onde a normal tem um número menor de filetes por polegada. Ao mesmo tempo, a fina tem um número maior de filetes. Cada uma caracterizada pelas siglas:

Métrico: MA (padrão grosso/normal) e MB (padrão fino)

Inglês: BSW (british standard whitworth – padrão britânico para roscas normais) e BSF (british standard fine – padrão britânico para roscas finas).

Americano: NC (national coarse – padrão grosso/normal) e NF (national fine – padrão fino).

Agora ficou bem mais fácil conseguir identificar quais os tipos de rosca, né?!

Para acessar mais artigos como esse, clique aqui.