Parafuso: tudo que você precisa saber antes de escolher seu.

Finalmente, você escolher um parafuso e mas não faz a menor ideia de por onde começar? A princípio, preparamos esse conteúdo especialmente para você. Assim, você vai encontrar quais são as coisas que você tem que saber antes de escolher os parafusos mais adequados e por que elas são importantes.

7 coisas que você precisa saber antes de escolher seu parafuso

Tipos de parafuso:

Inicialmente, existem diversos tipos desse fixador. Ainda mais, ele é usado como elemento de fixação na junção de duas peças. O parafuso tem aplicações específicas em cada um dos seus tipos.

Então, é importante considerar em que material ele será aplicado. Por exemplo, em que tipo de ambiente ele ficará exposto.

Tipos de cabeça parafuso:

Primeiramente, a cabeça é determinante no momento da aplicação e é uma das partes mais importantes. Assim, ela tem o papel de dar apoio à união de peças. Ela também determina qual chave vai ser utilizada no momento da fixação.

Por outro lado, também existem os parafusos sem cabeça. Uma curiosidade é que os parafusos sem cabeça são usados em aplicações onde o espaço é limitado.

Tipos de chave:

Inicialmente, o tipo de chave fica localizada na cabeça do parafuso. Assim como, é onde a chave que aciona é encaixada para que haja o movimento de torque. Portanto, é a área onde a força para a fixação será aplicada por meio de uma chave. Por fim, essa aplicação pode ser manual ou por meio de uma ferramenta elétrica.

Tipos de rosca de parafuso:

Antes de mais nada, vamos dividir os parafusos com roscas em dois grupos:

Rosca Máquina: o termo é usado por conta de uma norma americana. Dessa forma, tem rosca máquina todo parafuso que precisa de uma porca ou contra peça roscada para realizar a fixação.

Rosca Soberba: é o oposto da rosca máquina. Ao contrário, esse tipo de rosca não precisa de outro elemento para se fixar. Ou seja, o próprio parafuso faz a rosca e se fixa. Precisando apenas de um furo.

Padrão de Medida:

Acima de tudo, o Brasil é um país que trabalha com padrões diferentes de medida: milímetros e polegadas. Logo, existem as especificações dos padrões de rosca. Em suma, em polegadas temos os padrões americano e inglês:

UNC: padrão americano de rosca grossa.

UNF: padrão americano de rosca fina.

BSW: de padrão inglês, é muito similar a UNC, porém, sempre feita com frações de polegada.

Em contrapartida, a unidade métrica tem como padrão o alemão, sendo esses:

MA: rosca métrica com passo normal.

MB: rosca métrica com passo fino. Essa tem um passo menor do que o normal.

Tipos de material:

Acima de tudo, o material é um dos principais pontos de escolha por ser a base de tudo. Ainda assim, existem diversos parafusos e afins com materiais definidos por norma com aplicações específicas. Os mais comuns são:

Aço Baixo Carbono ou Ferro

Latão

Aço Inoxidável ou Inox

Aço Liga

Tipos de acabamento de parafuso:

Por fim, mas não menos importante, os tipos de acabamento. Afinal, eles existem por motivos de: estética ou proteção contra corrosão. Logo, fazem com que sua resistência do fixador aumente. Parafusos e afins podem ter o seguintes acabamentos:

Polido: quando o parafuso não tem nenhum tipo de acabamento.

Zincado: branco; preto; trivalente branco; trivalente amarelo; niquelado.

Bicromatizado

Organometálico

Oxidado: comum em parafusos de aço liga.

Enegrecido

Cadmiado

Fosfato

Galvanizado a Fogo: também conhecido como Zincado a Fogo.

Acesse mais artigos como esse clicando aqui.

Pronto, agora você já sabe o que precisa para escolher o parafuso mais adequado para o que você precisa! Na Indufix você encontra a maior variedade desses tipos de parafusos disponível em catálogo, acesse  em www.indufix.com.br.